Cidades

GM de Maricá pode ganhar ação com cães e grupamento ciclístico

Atuação da GM pode ser expandida pela cidade. Foto: Alex Oliveira

A Guarda Municipal de Maricá aposta na aproximação das pessoas para resolver os problemas de segurança na cidade. Os agentes estudam a possibilidade de visitas guiadas à sede da Guarda, ação com cães e a criação de um grupamento ciclístico.

O principal objetivo dessas ações é aproximar a Guarda Municipal da população, fazendo com que os munícipes possam avaliar e conhecer de perto a atuação dos agentes na cidade.

O comandante geral, Renato Luiz Moreira, ressaltou a importância da proximidade e visibilidade do trabalho executado pela Guarda.

"Buscamos atuar de forma preventiva e nosso objetivo é que a população conheça um pouco mais do nosso trabalho. Estamos estudando a possibilidade de realizar visitas semanais a sede da GM, pois queremos mostrar que não atuamos somente no trânsito da cidade, que existe um trabalho muito maior”, explicou.

A guarda possui cerca de 16 bicicletas elétricas que ainda não estão em utilização. No entanto, elas fazem parte de um projeto que visa a criação de um grupamento ciclístico que atue nas orlas e Região Central da cidade.

"Nós temos em vista o deslocamento muito mais rápido, mas aguardamos a chegada de novos agentes para podermos atuar", explicou o comandante.

A Guarda Municipal também conta com um canil, que possui quatro cães da raça Pastor Alemão, que estão sendo treinados para atuarem na área de desenvolvimento social, onde juntamente com os guardas, visitarão escolas para a realização de apresentações.

"Os cães ainda estão sendo treinados e deverão ir para as ruas daqui a dois anos. A utilização dos animais para missão ostensiva, com patrulhamento e abordagem também é algo que estamos cogitando, mas ainda precisa ser avaliado", explicou o subcomandante da GM Jean.

Atuação

A Guarda Municipal de Maricá conta atualmente com diferentes grupamentos que atuam de forma preventiva na cidade, são eles: Tático Operacional (GTO), que atua nas ruas, preparado para trabalhar em grandes eventos e manifestações; Defesa Ambiental (GDA) que atua em atendimentos de proteção animal e meio ambiente; Ronda Escolar (GRE), que dá apoio a comunidade escolar do município e atua na mediação de conflitos; Ação com Cães(GAC),que atua no treinamento dos cães; Patrulhamento Preventivo (GPP) que atua em prédios públicos; e Trânsito Urbano (GTU), que atua no ordenamento do trânsito.

Dados

Dados de monitoramento mostram que no primeiro semestre de 2019 foram realizadas, pelos agentes, 186 averiguações de denúncias verificadas e 66 abordagens realizadas que resultaram em 31 ocorrências policiais sendo cinco de apreensão de entorpecentes.

O trabalho em conjunto com os órgãos de proteção ambiental, foram realizados 53 resgates de animais debilitados e 43 notificações foram lavradas.

Nas unidade escolares foram realizadas 3046 visitas, 34 delas resultaram em ocorrências, sendo quatro encaminhadas para unidade policial.

A guarda ainda realiza ações de conscientização, no município 30 palestras temáticas tendo como temas como ECA e Cidadania, Bullying, Educação no Trânsito e Educação Ambiental foram efetuadas.

< Motociclista fica ferido após colisão na RJ-104 Conselho Tutelar: Eleições de Maricá acontecem em outubro <